Campinas recebe exposição “Nos Braços do Violeiro” com HQs de Moda de Viola a partir de 31 de maio

Mostra reúne páginas originais da HQ "A Viola Encarnada" e contará com bate-papo e roda de viola na estreia


Por Redacao 019 Agora
exposição-nos-braços-do-violeiro-campinas

Mostra reúne páginas originais da HQ "A Viola Encarnada" e contará com bate-papo e roda de viola na estreia

A exposição “Nos Braços do Violeiro”, do desenhista e músico Yuri Garfunkel, com curadoria de João Carlos Villela, estreia na próxima sexta-feira (31/05), às 20h, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, Campinas. Com entrada gratuita, o evento terá um bate-papo com o ilustrador e artista plástico Zé Otávio e uma roda de viola com os músicos Lula Fidalgo, João Arruda e Tião Mineiro.

Nos Braços do Violeiro

Na mostra “Nos Braços do Violeiro”, o público tem a oportunidade de apreciar as páginas originais da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais de Yuri Garfunkel. Os visitantes poderão apreciar também um instrumento inspirado na viola vermelha de Tião Carreiro e até montar sua própria história em um quadro interativo.

Premiada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) 2019 e com introdução escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela, a HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos” foi indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020. Umas das propostas da exposição, contemplada pelo ProAC Circulação, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, é promover a interação do público com os processos criativos do artista.

Programação da estreia

A partir das 20h desta sexta-feira (31/05), o público poderá visitar a exposição. Yuri Garfunkel comandará um bate-papo com o ilustrador e artista plástico Zé Otávio e com os músicos João Arruda e Tião Mineiro. Na sequência, Garfunkel e o músico Lula Fidalgo promoverão uma roda de viola com João Arruda e Tião Mineiro.

Festival Viola da Terra

A exposição Nos Braços do Violeiro também integrará a programação presencial da 3ª edição do Festival Viola da Terra, realizado nos dias 15 e 16 de junho, no Centro Cultural Casarão. No sábado (15), a mostra de Yuri Garfunkel terá visita guiada das 14h às 18h e, no domingo, das 11h às 18h. Ainda no domingo, às 12h30, será realizada uma Prosa de Viola em Quadrinhos com Yuri Garfunkel e Lula Fidalgo.

Universo da música caipira e artes visuais

Garfunkel conta que a ideia inicial da Viola Encarnada era traduzir o universo da música caipira para a linguagem dos quadrinhos e das artes visuais. “Criar um ponto de vista para diálogos contemporâneos com a nossa cultura. A estreia da exposição concretizou essa vontade. Foi um grande encontro de pessoas interessadas em participar desse diálogo e um primeiro passo muito especial para a circulação que faremos durante esse ano”, declara Yuri.

Para propiciar uma imersão na HQ como um todo, a exposição disponibiliza áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira. O material possui recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile e, em alguns dos encontros promovidos com o público, como rodas de viola e bate-papo, haverá tradução em Libras.

Programação da circulação

A circulação da Exposição ‘Nos Braços do Violeiro’ estreou dia 24/02/24 na Casa Lebre, em Bragança Paulista. No Museu do Folclore, em São José dos Campos, a exposição ficou até 26/05. Em Campinas, a visitação poderá ser feita até dia 20/06. Depois, a mostra seguirá para o Museu MAGMA (Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia), em Botucatu (22/06 a 26/07); Centro Max Feffer, em Pardinho (27/07 a 25/08) e Instituto Elpídio dos Santos, em São Luís do Paraitinga (31/08 a 21/09).

Os idealizadores contam que a proposta de montar a exposição surgiu durante a pandemia de COVID-19. Em outubro de 2021, “Nos Braços do Violeiro” foi apresentada na A7MA Galeria, na Vila Madalena, em São Paulo, com a realização de bate-papo com o curador e convidados como Xênia França, Lucas Cirillo, Shell Osmo e Renato Shimmi e roda de viola com a participação da cantora e violeira Adriana Farias e dos violeiros Gerson Curió e Inimar dos Reis. Em junho de 2022, integrou a Mostra ‘No Braço da Viola’ no Teatro do Sesc Rio Preto. Na ocasião, Yuri Garfunkel apresentou-se ao lado de grandes nomes da viola contemporânea e ministrou oficinas de criação de HQ a partir de modas de viola.

Ficha Técnica ‘Nos Braços do Violeiro’

Realização: ProAC Editais, Cult SP, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo

Contato: @yurisopa // facebook.com/yuri.sopa

Serviço

Sair da versão mobile