23 de novembro de 2024

Campinas participa de vídeo da ONU sobre alterações climáticas

O prefeito Dário Saadi e o secretário do Verde, Rogério Menezes, deram depoimentos para a gravação que já está no YouTube


Por Redacao 019 Agora Publicado 06/06/2022
Ouvir: 00:00
Campinas participa de vídeo da ONU sobre alterações climáticas
Prefeito Dário Saadi: plano ousado de parque lineares na cidade

A cidade de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), foi convidada para participar do Grown Green – projeto internacional de intercâmbio de experiências financiado pela União Europeia para pesquisa e inovação e combate às alterações climáticas, que ajuda a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O convite surgiu por conta do investimento do município em parques lineares. A participação no projeto incluiu a gravação de um vídeo para a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), organização civil filiada à ONU.

O prefeito de Campinas, Dario Saadi, gravou um depoimento no vídeo que foi lançado virtualmente em todo o mundo nesta semana na página oficial da IUCN no YouTube.

“Nós temos um plano ousado de parque lineares na cidade. No total são 49. Temos investimentos através de financiamentos de órgãos internacionais e através de bancos públicos como Caixa Econômica e Banco do Brasil. Há também as contrapartidas de empreendimentos imobiliários como foi o caso do Parque Linear do Piçarrão”, disse o prefeito no vídeo.

Dario Saadi lembrou que era uma área totalmente degradada que era inclusive usada clandestinamente como depósito de lixo. “Hoje é uma área muito grande que tem pista de caminhada, academias, espaço para a prática esportiva e muito verde”, completa.

“No desenvolvimento dos projetos básicos dos parques lineares em Campinas fizemos consultas a população de cada localidade, de cada bairro onde o projeto foi concebido. E também tivemos a participação em audiência pública, oficinas por toda a cidade – trazendo a população para opinar no que seriam os projetos dos parques lineares”, explicou o secretário do Verde, Rogério Menezes.

Segundo o secretário, a educação ambiental tem que caminhar junto com as ações porque há necessidade da população entender o que está sendo feito e trabalhar o conceito do parque linear e da solução baseada na natureza.

“É essencial que estes investimentos tenham continuidade, para que não tenha depredação por exemplo, para que a gente tenha um sentimento de pertencimento com a comunidade do entorno nos projetos dos parques lineares”, completou.

O VÍDEO

O vídeo mostra o que Campinas está fazendo diante do evidente cenário mundial das mudanças climáticas. Aborda, por exemplo, a ampliação de esforços para integrar a natureza ao ambiente urbano e a adoção de soluções baseadas na natureza parte de seu planejamento, desenvolvimento e gestão da cidade.

A gravação enfatiza que mesmo com toda a sua dimensão urbana, econômica e mundial, que se destaca por suas universidades, centros de pesquisa tecnológicos, rede de logística e inovação, Campinas conserva grandes ‘manchas de áreas verdes’.

PARQUES LINEARES

Também salienta que através de seu plano de implementação de Parques Lineares pretende conectar as áreas verdes às urbanas, e propiciar um enriquecimento da biodiversidade, o desenvolvimento econômico local e a melhora na qualidade de vida para a população.

O engenheiro ambiental da SVDS Gabriel Dias Mangolini Neves ressaltou que a visita virtual em Campinas promovida pelo Projeto GrowGreen para mostrar o Programa de Parques Lineares (do qual ele é coordenador) é muito importante.

“Mostra o interesse de outras cidades do exterior nos trabalhos que estamos realizando aqui no munícipio demonstrando que estamos no caminho certo para um desenvolvimento mais sustentável e igualitário”. Ele lembrou ainda que foi uma oportunidade de troca de experiências “com iniciativas incríveis sendo realizadas para solucionar problemas semelhantes aos nossos”. 

A diretora de Desenvolvimento Sustentável, Angela Guirao e o engenheiro ambiental da SVDS Gabriel Dias Mangolini Neves também gravaram depoimentos no vídeo e contribuíram para a realização do projeto.