Campinas e Rio Claro estudam parceria para saneamento

Assinatura de memorando inicia entendimentos para que a Sanasa assessore Rio Claro na adequação ao Marco Regulatório


Por Redacao 019 Agora
Campinas e Rio Claro estudam parceria para saneamento

Documento inicia estudos para possível assessoria- Foto: Marcos Bassan

A Sanasa e a Prefeitura de Campinas assinaram nesta segunda-feira (29) um memorando de entendimentos com Rio Claro para uma possível parceria visando a prestação de serviços de saneamento.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do prefeito Dário Saadi, do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, bem como da diretoria Executiva da empresa, e do prefeito de Rio Claro, Gustavo Ramos.

A possibilidade de uma futura parceria tem por objetivo atender às metas do Marco Legal do Saneamento. Elas prevêem o abastecimento de 99% da população com água potável e 90% de coleta de esgoto até 2033.

Para o prefeito Dário Saadi, o Marco Regulatório traz um novo momento para as relações entre as empresas estatais e de outros municípios. “A assinatura desse memorando é fundamental. É claro que são entendimentos iniciais, trocas de informações e estudos de possibilidades, mas eu entendo que já é um passo importante”, destacou.

De acordo com Manuelito Magalhães Júnior, trata-se de medida relevante para a Sanasa, que completou nesse domingo, dia 28 de agosto, 48 anos.

Parceria



“O Marco Regulatório do Saneamento deixa poucos caminhos para os municípios, que ou buscam a privatização ou se associam a outras cidades, correndo o risco de perder a autonomia. O que estamos olhando daqui para a frente é a possibilidade de uma parceria com Rio Claro para que o município continue independente. Mas, com o apoio e a expertise da Sanasa, para que assim possamos atender melhor a população de Rio Claro”. Reforçou o presidente da empresa campineira de abastecimento e saneamento.

“Com o advento do Marco Regulatório do Saneamento, pensamos em fazer parcerias de regionalização, e a Sanasa, que é excelência no saneamento no País, passou a ser uma possível parceira prioritária. Vamos aprofundar esse entendimento”, acrescentou o prefeito Gustavo Ramos.

Sair da versão mobile