23 de novembro de 2024

Audiência pública ouvirá sugestões para projeto do Trem InterCidades

Evento sobre empreendimento que ligará São Paulo a Campinas será realizado no dia 16 de agosto, às 14h, em plataforma virtual


Por Redacao 019 Agora Publicado 03/08/2021
Ouvir: 00:00
Audiência pública ouvirá sugestões para projeto do Trem InterCidades
Evento sobre empreendimento que ligará São Paulo a Campinas será realizado no dia 16 de agosto, às 14h, em plataforma virtual

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) realizará audiência pública no dia 16 de agosto às 14h para ouvir sugestões para o projeto do Trem InterCidades (TIC), que ligará Campinas à São Paulo. A modelagem do projeto também inclui o serviço Trem Intermetropolitano (TIM) e da operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da Linha 7-Rubi da CPTM.

“O Trem InterCidades é uma demanda histórica do setor de transportes e de grande importância para o Governo do Estado. Com o TIC tornaremos possível ligar duas cidades com um trem de passageiros como a história do Brasil já nos demonstrou ser de sucesso”, destaca o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

A audiência pública será realizada em plataforma virtual, nos termos do regulamento disponibilizado por meio da internet, no Data Room da Concessão disponível no site https://www.stm.sp.gov.br. (e-mail da concessão – [email protected]).

O Trem InterCidades terá 100 km de extensão e contará com um serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, e outro serviço parador entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades Louveira, Valinhos e Vinhedo. A expectativa é de atender até 60 mil passageiros/dia em todos os serviços. O prazo de execução total do projeto é de 7 anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do TIC em 4 anos.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.