23 de novembro de 2024

Aqueça seu Inverno com Caldos e Sopas Nutritivas

Os pratos fáceis de preparar não só mantêm seu corpo aquecido, mas também proporcionam fibras e água essenciais para o organismo, ao mesmo tempo em que ajudam a evitar o desperdício de alimentos


Por Redacao 019 Agora Publicado 09/07/2023
Ouvir: 00:00
Aqueça seu Inverno com Caldos e Sopas Nutritivas Prato preparado pela nutricionista Camila Porto, da Ceasa
Prato preparado pela nutricionista Camila Porto, da Ceasa

Os caldos e sopas são alternativas culinárias ideais para o inverno. Nutritivos e aquecedores do metabolismo, esses pratos simples de preparar são perfeitos para o clima frio.

Camila Porto, nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa-Campinas, explica que durante o inverno nosso corpo precisa se manter aquecido, o que acelera o metabolismo e aumenta a demanda por energia.

De acordo com a nutricionista, raízes e tubérculos como mandioca, mandioquinha, batata, inhame, beterraba, cenoura e batata-doce são fontes de energia indispensáveis para manter a temperatura corporal durante os dias frios.

“Sopas e caldos, quando preparados com uma variedade de legumes, vegetais, fontes de carboidratos e proteínas, são refeições completas e nutritivas que substituem perfeitamente o almoço ou jantar”, afirma Porto.

Como Preparar Sopas e Caldos Equilibrados

Porto destaca a importância de incluir alimentos de todos os grupos nutricionais para garantir um prato equilibrado. A sopa ideal deve conter uma fonte de proteína, como carne, frango ou ovo, um carboidrato, como arroz, batata ou mandioquinha, leguminosas, como feijões, grão-de-bico e ervilha, e uma variedade de verduras e legumes para complementar as necessidades de vitaminas e minerais fundamentais para o equilíbrio do organismo.

As sopas, quando preparadas corretamente e com os ingredientes adequados, oferecem inúmeros benefícios, como uma variedade de nutrientes importantes, facilidade na preparação, boa quantidade de fibras, fácil digestão e grande quantidade de água. Além disso, elas contribuem para evitar o desperdício de alimentos.

Para uma refeição mais leve, a sugestão, portanto, são os cremes e caldos à base de tubérculos e hortaliças, como creme de cenoura com gengibre e caldo de mandioquinha com espinafre. Para refeições mais completas, a opção é por sopas com mais proteínas, como sopa de feijão, macarrão, carne, abóbora e chicória.

Receita de Caldo de Mandioquinha com Espinafre

Ingredientes:

  • 9 unidades de mandioquinha descascadas e picadas
  • 1 maço de espinafre picado
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
  • Sal e salsinha a gosto

Como fazer:

Refogue a cebola e o alho no óleo, acrescente as mandioquinhas, o sal e cubra com 1 litro de água, deixe no fogo até que a mandioquinha esteja cozida. Em seguida, bata a mandioquinha com o caldo no liquidificador ou mexa vigorosamente. Volte para a panela e acrescente o espinafre bem picadinho, leve ao fogo por mais 5 minutos, finalize com a salsinha.

Dica:

Sirva com mussarela ralada.

Nesse inverno, portanto, experimente estas deliciosas e nutritivas sopas e caldos, a chave para um corpo saudável e quente na estação mais fria do ano.