Câmara de Limeira aprova a extinção de 21 cargos comissionados

Projeto prevê nova reestruturação administrativa do Legislativo Limeirense


Por Redacao 019 Agora
fachada da câmara municipal de limeira câmara municipal de limeira

Câmara Municipal de Limeira

A Câmara Municipal de Limeira aprovou a extinção de 21 cargos comissionados por meio do  Projeto de Resolução Nº 29/2023, de autoria da Mesa Diretora. A proposta de reestruturação administrativa do Legislativo contempla a proposta do presidente, Everton Ferreira (PSD). Ela contou com apoio da Mesa Diretora. A extinção dos 21 cargos comissionados de assessor legislativo será a partir de janeiro de 2025.

A medida dá andamento à decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo sobre as contas da Câmara relativas ao exercício de 2021.

REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE LIMEIRA

A proposta também prevê a eliminação de outros dois cargos comissionados que foram alvos do Ministério Público por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) (processo nº 2004376-92-2023.8.26.0000) proposta pela Procuradoria Geral de Justiça.

São eles de chefe do Núcleo de Imprensa, Cerimonial, Mídia e Multimeios e de chefe do Núcleo de Manutenção e Serviços Gerais.

“Isso levará à perda do objeto da ação que se encontra em tramitação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”. Explicam os autores na justificativa ao projeto.

ALTERAÇÕES

Outra alteração é a criação da Procuradoria-Geral da Câmara Municipal e do cargo de procurador-geral. A nova estrutura está embasada no entendimento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Por meio do Órgão Especial, que, de acordo com a justificativa ao projeto, entendeu ser constitucional a existência da Procuradoria.

Inclusive com o cargo de procurador-geral provido por cargo comissionado, conforme o julgado na ADI processo nº 2236348-67.2021.8.26.000. Ficarão vinculadas à Procuradoria-Geral a Procuradoria Jurídica, portanto, a Procuradoria Legislativa e a Assessoria Jurídica Técnico-Legislativa.

Desse modo, o projeto abarca ainda a mudança de referência dos cargos de agente de copa e cozinha, auxiliar operacional e auxiliar de apoio administrativo para atender ao Termo de Acordo Coletivo firmado entre a Câmara Municipal de Limeira e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel).

“Essa nova estrutura traz responsabilidade fiscal, tornando a Câmara mais leve para melhor atendimento do povo limeirense”, pontuou o presidente Everton Ferreira.

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