03 de dezembro de 2024

Tratamento de esgoto em Araras chega a 60% de eficiência

Dados das análises foram divulgados pelo Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras, o Saema


Por Redacao 019 Agora Publicado 18/10/2021
Ouvir: 00:00
Tratamento de esgoto em Araras chega a 60% de eficiência
Amostra colhida na saída da lagoa de tratamento e que vai para o Ribeirão Arary

Dados divulgados na última semana mostram que o tratamento de esgoto em Araras chega a 60% de eficiência. O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) divulgou o laudo das análises do esgoto tratado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e os resultados são satisfatórios.

As análises foram de amostras colhidas no dia 29 de setembro e o resultado da DBO (Demanda Biológica de Oxigênio) foram os seguintes: amostra do esgoto colhido na entrada da lagoa de tratamento foi de 794 DBO e a amostra do esgoto colhido na saída, que vai para o Ribeirão Arary e que desemboca no Rio Mogi Guaçu, foi de 313 DBO, com uma eficiência de 60,58%.

As análises do tratamento do esgoto da ETE de Araras são feitas pelo Hidrolabor Laboratório de Controle de Qualidade Ltda, da cidade de Sorocaba. O prazo para divulgação dos resultados foi de aproximadamente 15 dias, além do período utilizado para análises por parte do laboratório.

Servidora Renata Batista, responsável técnica pela ETE, com amostra colhida na saída da lagoa de tratamento
Servidora Renata Batista, responsável técnica pela ETE, com amostra colhida na saída da lagoa de tratamento

Para se calcular o DBO, utiliza-se o valor de entrada, menos o valor de saída, dividido pelo valor da entrada novamente, multiplicando ao final por 100. “Estamos muito felizes com o resultado, prova que nosso trabalho vem dando resultado, diferente do que andam maldosamente pregando na cidade. Para nós, e para aqueles que nos cobram com seriedade, esse número de mais de 60% de eficiência é motivo de alegria e esperança para o nosso futuro” comemorou o presidente executivo do Saema, Alexandre Castagna.