Orquestra Educacional de Piracicaba se apresentará em Araras
Concerto didático será gratuito e acontecerá domingo no Teatro Estadual
A Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) fará o segundo concerto do ano no Teatro Estadual de Araras, neste domingo (3), às 18 horas. A entrada é gratuita.
O primeiro concerto deste projeto aconteceu em maio, no centenário Theatro São Pedro, na cidade de São Paulo. Foi um belíssimo resultado quando o público se maravilhou com o espetáculo, em especial no Momento Didático.
Haverá também um intérprete de libras que traduzirá aos deficientes auditivos o conteúdo transmitido pelo regente.
Sobre o concerto
Concerto Didático gratuito que oferece ao público em geral a oportunidade de apreciação musical do gênero sinfônico. Tendo ainda informações sobre os compositores, suas obras e sobre a orquestra, sua organização e funcionamento.
Com duração total de 80 minutos, o concerto é composto de um repertório que busca promover conexão com as pessoas. Haverá também um Momento Didático, com o objetivo de aproximar as pessoas da orquestra.
Pessoas do público serão convidadas a subir ao palco e se aproximar dos instrumentos de sua escolha, enquanto o regente explica a funcionalidade de cada família de instrumentos da orquestra.
As pessoas ouvirão a música sendo executada do palco, provocando uma nova experiência, conscientização para a importância da arte e cultura e apreciação da obra musical.
Sobre o Teatro
O Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo teve projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Com 466 lugares em seu auditório principal e outros 126 lugares no auditório menor em seu subsolo.
De 1995 à 2005, o Teatro foi equipado com todas as instalações necessárias para os mais diversos eventos de manifestação cultural local, nacional e internacional. A partir de 2004, a administração é da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
Sobre a OEP
A OEP é composta por 90 integrantes de todas as famílias de instrumentos sinfônicos. Em seu repertório, a orquestra executa a música de concerto universal de forma predominante, mas também percorre pela música popular brasileira, pop-rock e trilhas sonoras de filmes e games.
O projeto, sem fins lucrativos, conta com o apoio da iniciativa privada, entidades não governamentais e órgãos municipais para sua manutenção. Para saber como contribuir, acesse: http://www.investe.art.br/oep.