21 de novembro de 2024

McDia Feliz contou com cerca de 500 voluntários; Centro Boldrini, de Campinas, foi um dos beneficiados

A verba arrecadada com o McDia Feliz de 2019 será revertida para dois importantes projetos: o início da pesquisa de novas drogas no tratamento de recaídas de Leucemia Linfoide Aguda e no estudo do Coorte de Nascimentos


Por Redacao 019 Agora Publicado 29/08/2019
Ouvir: 00:00

No último sábado, dia 24, foi realizado o McDia Feliz. E a palavra de ordem para este evento que mais uma vez foi um grande sucesso foi o engajamento social. Cerca de 500 pessoas do Voluntariado do Centro Infantil Boldrini, ONGs e instituições parceiras se reuniram nos restaurantes McDonald’s de Campinas e região para incentivar a venda do lanche Big Mac e realizar atividades lúdicas, como pintura de rosto e esculturas de bexigas, com quem passasse nas lojas. O Centro Infantil Boldrini mais uma vez foi uma das instituições beneficiadas da campanha, que é uma das maiores em prol de crianças e adolescentes no país.

No Boldrini, a verba arrecadada com o McDia Feliz de 2019 nas cidades de Campinas, Araras, Atibaia, Bragança Paulista, Poços de Caldas, Sumaré, Hortolândia, Indaiatuba, Leme, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Piracicaba, Rio Claro, São João da Boa Vista e Valinhos será revertida para dois importantes projetos: o início da pesquisa de novas drogas no tratamento de recaídas de Leucemia Linfoide Aguda e no estudo do Coorte de Nascimentos.

Segundo o pesquisador do Centro, Dr. Andrés Yunes, “existem alguns casos em que a Leucemia Linfoide se torna resistente ao tratamento e é preciso achar novas drogas. A pesquisa que será implantada com essa verba fará a análise genética de 15 amostras do nosso biobanco, observando as mutações delas e em paralelo testando essas novas drogas quimioterápicas”, explica.

Já o estudo do Coorte de Nascimentos, que também será beneficiado pelo McDia Feliz 2019, já foi implantado e nesta fase de execução visa acompanhar, ao longo dos próximos 30 anos, 100 mil grávidas e suas crianças até 18 anos de idade, analisando  as influências ambientais, estilo de vida, uso de medicamentos, poluentes ambientais, entre outros, no desenvolvimento de doenças nos primeiros anos de vida da criança, inclusive intrauterina, de forma a trazer novas perspectivas para a compreensão da saúde infantil.  O objetivo é detectar possíveis associações entre esses fatores e o comprometimento da saúde fetal, como malformações congênitas, alterações imunes, doenças metabólicas, câncer, entre outros.

Sobre o McDia Feliz

O McDia Feliz, atualmente, é uma das a maiores mobilizações pelas crianças e adolescentes no Brasil. Há 20 anos, o Instituto atua nas necessidades antes, durante e depois do tratamento de crianças e adolescentes com câncer e beneficia instituições ligadas a oncologia pediátrica através de campanhas como o McDia Feliz. A campanha é um sucesso graças à participação de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa. Mais informações em www.mcdiafeliz.org.br.

Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald Mc Donald (IRM) atua há 20 anos para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil e aumentar as chances de cura da doença aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacitação dos profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.

Sobre o Centro Infantil Boldrini

Centro Infantil Boldrini − maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 41 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças. www.boldrini.org.br