Arthur Baldin encena monólogo ‘Tião, Meu Glorioso Café’ no Festival de Inverno de Amparo
Escritor, ator e professor de teatro apresenta peça inspirada em sua trajetória de vida no dia 16 de julho, domingo, partir das 14h, no palco da Concha Acústica na praça Pádua Salles, no centro da cidade; entrada é gratuita
Depois de passar por Atibaia, Guararema, São Paulo, Mogi Mirim e Bragança Paulista, o ator Arthur Acosta Baldin dá continuidade a turnê pelo estado e apresenta o monólogo “Tião, Meu Glorioso Café”, em Amparo.
A peça tem sessão única marcada para o domingo (16), às 14h, na Concha Acústica da praça Pádua Salles, no centro da cidade. O espetáculo, com entrada gratuita, faz parte da programação do Festival de Inverno de Amparo.
“Tião, Meu Glorioso Café” em Amparo
Baldin leva ao palco toda a experiência de absorver os limites impostos pela deficiência de forma sensível e humana através da arte.
Em “Tião, Meu Glorioso Café”, o escritor, ator e professor compartilha com o público toda a vivência e desafios que lhe foram impostos a partir do diagnóstico de anoxia – ausência de oxigenação no cérebro –, no pós-parto, o que resultou, portanto, em um leve déficit em sua coordenação motora.
Nascido em uma família que adora tomar café, Arthur Baldin usou a relação íntima com a bebida para criar “Tião”, personagem em que se inspira para demonstrar que as deficiências podem ser superadas com criatividade, empenho assim como bom-humor.
Atenção das pessoas com deficiência
“Tião, Meu Glorioso Café” surgiu como ferramenta para despertar a atenção das pessoas com deficiência (PCDs), independente de qual seja, sobre realidades, pontos de vista e que há caminhos para o que muitos acham impossível. Arthur Baldin expõe no teatro os obstáculos dolorosos e até mesmo tristes vividos por ele de uma maneira simples, objetiva e com a leveza da comédia.
Trata-se, portanto, de um espetáculo que pode ser visto com graciosidade, sem perder sua profundidade e que busca abrir os olhos da sociedade sobre a presença de uma minoria escondida formada por pessoas com deficiência.
Acessibilidade
“Tião, Meu Glorioso Café” tem 40 minutos de duração com faixa indicativa para pessoas a partir de 10 anos de idade. A peça conta acessibilidade para surdos (Libras). O espetáculo foi viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo.
Sobre Arthur Acosta Baldin
O escritor, ator e professor de teatro Arthur Acosta Baldin é natural de São Paulo e autor e ator da peça “Tião, Meu Glorioso Café”. Ele é formado em Comunicação das Artes do Corpo e Pós-graduado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Atuou, dirigiu e escreveu a peça “Segismundo ExtemporÂneo”, apresentada em 2022 no Programa Praças, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Além disso, participou da semana “Modos de Acessar”, com o coletivo Libertas, fundado em 2020 por ele e outros artistas.
Arthur Baldin ainda atuou na Cia. Mirante de Arte, onde foi protagonista da média metragem “Des.Conecte-se”, além de montar a peça “Religando-se”, também com a Cia. Mirante da Arte. É ator-diretor do espetáculo “Auto da Compadecida”, de 2019, e colaborador do Jornal “O São Paulo”.
Como professor, Arthur Baldin trabalhou no Colégio Piaget, 2020 e 2021, e auxiliar no Colégio Oswald de Andrade. Integra o Programa de Iniciação Artística (PIÁ/2022), como Arte Educador (AE), programa promovido pela Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.
Ficha Técnica
- Espetáculo: “Tião, Meu Glorioso Café”
- Ator e autor: Arthur Acosta Baldin
- Duração: 40 minutos
- Classificação: 10 anos
- Produção e produção executiva: Diego Mozer
- Identidade visual: Gabriela Zimbres
- Comunicação: Rota Comunicação e Assessoria
- Projeto viabilizado pelo Programa de Arte Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo
Serviço
- Espetáculo: “Tião, Meu Glorioso Café” – Festival de Inverno de Amparo
- Local: Concha Acústica da praça Pádua Salles
- Endereço: Praça Pádua Salles, s/n, centro, Amparo-SP
- Dia: 16 de julho, domingo
- Horário: 14h
- Entrada: Gratuita