O OMA (Observatório Municipal de Americana), com administração da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, passa a chamar “Astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik”, um de seus idealizadores, que faleceu em 2023, aos 87 anos.
A homenagem foi proposta pelo vereador Fernando da Farmácia, por meio do projeto de lei aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Chico Sardelli.
Nelson Travnik
Além da influência para a criação do OMA e de sua contribuição para a astronomia nacional, Nelson Travnik também participou da missão da Nasa (Agência Espacial Americana) que levou o homem à Lua, em 1969.
“Esta é uma homenagem mais do que merecida. O senhor Nelson foi um dos fundadores do Observatório Municipal de Americana, por ocasião da passagem do Cometa Halley, em 1986. E esteve compartilhando seu conhecimento com Americana ao longo das últimas quatro décadas. Sua participação no Programa Lion da Missão Apolo 11 jamais deverá ser esquecida por nós”, diz a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
Para o astrônomo e coordenador do OMA, Carlos Andrade, a homenagem é justa e merecida. “Muito além de um astrônomo e cientista de renome internacional, um grande professor e amigo, que agora, merecidamente, dá seu nome àquele que foi um dos lugares que ele mais amou em vida”, destaca.
OMA
A inauguração do OMA foi em 4 de agosto de 1985, uma ideia de Travnik. E pelo também astrônomo Jean Nicolini, em parceria com o astrônomo americanense Guilherme Grassmann.
O Observatório abre suas portas ao público todas as quartas e sextas-feiras, com grupos alternados de 15 visitantes a cada hora, desde que haja condições atmosféricas favoráveis. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (19) 3408-4800, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Além do telescópio principal, um dos mais modernos do País, outros dois telescópios de menor porte são colocados à disposição do público. Ele recebe informações diversas sobre os astros em evidência em descontraídas rodadas de bate-papo astronômico. Exposição de maquetes e painéis fotográficos também estão à disposição dos visitantes.
O acesso ao Observatório é pela entrada do Jardim Botânico Municipal, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no Parque Residencial Nardini.