A Diocese de Limeira recebeu oficialmente seu novo bispo, Dom José Roberto Fortes Palau, em cerimônia eucarística realizada na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na tarde deste sábado (18).
O novo bispo foi nomeado pelo Papa Francisco no final de novembro após o anterior, Vilson Dias de Oliveira, renunciar ao cargo em maio de 2019 durante investigações de extorsão e enriquecimento ilícito, além de denúncias de que acobertava supostos casos de abuso sexual em paróquias que respondem à Diocese de Limeira.
A Diocese de Limeira reúne 94 paróquias em 16 cidades.
“Prudência é uma virtude imprescindível para quem governa. Preciso de tempo para conhecer, alterar e corrigir o que for necessário, sem acobertar desvios, mas também preciso agir com prudência, com o devido respeito e cuidado para não cometer injustiças”, declarou o bispo.
HISTÓRICO
Dom José Roberto Fortes Palau tem 54 anos e atua na Igreja Católica há 26 anos.
Ele é o sexto bispo a assumir a Diocese de Limeira.
Dom José nasceu em Jacareí (SP) e foi ordenado sacerdote em 1993. É mestre em teologia da espiritualidade pela Pontifícia Faculdade de Teologia Teresianum (Roma, 1994-1996) e doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro (2003-2007).
Antes de ser nomeado para a Diocese de Limeira, atuou como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP) e também como Vigário Episcopal da Região Ipiranga na capital paulista.