24 de novembro de 2024

Americana e Limeira realizam simulado do plano de emergência da barragem do Salto Grande

Serão montados oito pontos de encontro e salvamento em Americana e quatro em Limeira, rotas de fuga e participação de cerca de 300 profissionais e voluntários envolvidos no simulado de treinamento.


Por Redacao 019 Agora Publicado 17/09/2019
Ouvir: 00:00
Americana e Limeira realizam simulado de mesa do plano de emergência da barragem do Salto Grande. (Marilia Pierre)

O simulado de mesa do Plano de Emergência da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Americana, localizada na região do Salto Grande, foi realizado na manhã desta segunda-feira (16) no auditório do Centro de Cultura de Lazer (CCL), pelas Defesas Civis de Americana, Limeira, Campinas e São Paulo, CPFL Renováveis e demais órgãos envolvidos no trabalho.

Nesta quarta-feira (18), às 10 horas, haverá um exercício simulado de ação de emergência para treinar as equipes de socorro e orientar a população da região. Em paralelo, ocorrerá também o 2º Exercício de Comunicação de Alerta de Rompimento envolvendo os municípios de Americana, Campinas, Jaguariúna, Pedreira, Limeira, Piracicaba, Iracemápolis, Santa Bárbara D Oeste e São Pedro.

Serão montados oito pontos de encontro e salvamento em Americana e quatro em Limeira, rotas de fuga e participação de cerca de 300 profissionais e voluntários envolvidos no simulado de treinamento no dia 18. Às 10 horas, será acionada a sirene de alerta de risco iminente de ruptura da barragem de Salto Grande, dando início ao exercício que mobilizará as Defesas Civis e órgãos de americana, Limeira e região, CPFL Renováveis, CPFL Distribuição, Corpo de Bombeiros, Rump Logística, Autoban, Guarda Municipal de Americana (Gama), Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Tiro de Guerra, Secretarias Municipais, Departamento de Água e Esgoto (DAE), entre outros apoiadores.

Na Casa de Cultura Hermann, em Carioba, será montado um Gabinete de Crise e Posto de Comando, onde ficarão autoridades que conduzirão os trabalhos, previstos para terminarem por volta das 11 horas. Neste local, também será possível observar a simulação do resgate de funcionários da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Carioba e das fábricas de Carioba e o simulado de socorro de algumas vítimas.

Os pontos de encontro e de salvamento de Americana estarão sinalizados com placas informativas na Avenida João Nicolau Abdala, em frente à portaria da empresa Santista (ente os números 100 e 140); em frente à Portaria da empresa Polyenka (Avenida José Fortunato Santori); empresa Nova Giulen (Avenida Afonso Pansan, 4.967); Captação de Água da empresa Goodyear (Avenida João Nicolau Abdala); Captação de Água do DAE (Avenida Lírio Corrêa); Fábricas de Carioba, próximo à Casa de Cultura Hermann; Térmica da CPFL (Avenida São Jerônimo, 3.100); e Empresa Umicore (Avenida São Jerônimo, 5.000).
Na divisa com Limeira, os pontos são: Rodovia Anhanguera, em frente à empresa Papirus; Sítio Caraguá; Rei da Pesca; e empresa Suzano.
Todos os locais serão interditados total ou parcialmente em função do exercício que será realizado neste dia 18, por volta das 9h30 até 11 horas.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a barragem de Salto Grande, da PCH Americana, está classificada na categoria de risco B, indicando que possui todas as condições de segurança necessárias para seu funcionamento.

O exercício de simulado será realizado anualmente, visando o treinamento das equipes de socorro, de empresas e dos moradores da região, conforme prevê a lei nº 12.334/09/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e o Plano de Ação de Emergência (PAE).