Livro destaca as figuras mais populares de Limeira
Folclore local tem destaque em nova obra de José Eduardo Heflinger Jr
Sem dúvida todos os interessados no resgate da memória histórica de Limeira terão o prazer de ler “Os Populares”, o 27º livro de autoria do pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior, conhecido por Toco. A obra, ilustrada com mais de 200 fotos, foi incentivada pela Lei Rouanet, ação administrada pela Secretaria Especial da Cultura, sob a direção do Ministério da Cidadania. Por essa razão o luxuoso exemplar pode ser adquirido pelo por apenas R$50,00.
No prefácio do livro, o jornalista Luiz Biajoni escreve: “O Toco mantinha sua aguerrida Revista Povo – que ainda resiste bravamente – com o intuito de desconstruir o Limeira Way of Life mapeando, entre outras lendas, os personagens populares e muito conhecidos da cidade, que passariam ao largo da História; seriam relegados ao apagamento da memória conforme fossem deixando de existir. Toco fotografava, colocava na capa e fazia breve histórico daqueles personagens que eram muitas vezes mal-ajambrados, pobres, gira-mundos. Causava desconforto em muitos, mas todos liam e se divertiam. Às vezes, ganhavam a capa da revista empresários ou gente da comunicação, especialmente do rádio, que muitos conheciam de ouvir falar ou apenas a voz radiofônica. Eram tipos populares, mas sem faces que, de certa forma, foram e são a alma da cidade”. Esses tipos foram compilados no livro “Os Populares”.
Os leitores poderão conhecer um pouco mais a respeito do Toninho da Verônica, do Zé Sessenta, da Maria dos Cachorros, dos Irmãos Coca-Cola, do Perigoso, de João Delega, Querosene, Zé Paciência, do Baca, de João Bambu e de muitas outras figuras interessantes da cidade. O autor conta também histórias da famosa Zona do Meretrício de Limeira, como a prática chamada de “pacifier”, que virou mania na cidade; de figuras do seu entorno, como a prostituta conhecida por “Passarinho Triste”; e receitas da localidade, como o Cuscuz da Zifa. “Não dá para falar de tipos populares e não falar do Restaurante da Zifa e do companheiro dela, o conhecidíssimo Moacir Cabeçudo”, conta Toco.
Não ficou de fora da obra, os empresários que também se tornaram populares e amados pela comunidade. Toco conta, por exemplo, um pouco da história do Dr. Trajano de Barros Camargo, a figura mais popular da cidade em todos os tempos, e de Vitório Bortolan, um dos maiores comunicadores da história de Limeira.
“Sempre me interessei pelos tipos populares, por isso, neste livro, tive o prazer de compilar fotos e textos alusivos a esses indivíduos incomuns, que marcaram época e deixaram saudade. Foi excitante escrever sobre essas figuras e sobre fatos que não podem ficar esquecidos, afinal, compõem o folclore local”, conclui Toco.
Acessibilidade
A Secretaria da Cultura de Limeira SP já está aparelhada com o “Poet Compact” equipamento que atende os deficientes visuais. Não se trata de Braile, mas sim de um aparelho que possibilita a transcodificação de textos de obras escritas para a mídia auditiva. Mediante uma parceria já acordada com o pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior, os portadores de deficiência visual poderão agendar a leitura dos livros resultantes de projetos incentivados pela Lei Rouanet, em capítulos, na Biblioteca Municipal Prof. João de Souza Ferraz.
Os interessados deverão aguardar a normalização dos serviços da Biblioteca que se encontra fechada devido às restrições impostas pela pandemia.
Informações e Vendas
O livro “Os Populares” pode ser adquirido na Banca IV Centenário da Praça Toledo Barros e pelo Disk Livro: (19) 3444-8810 e 99643-2855 (WhatsApp) – Atendimento no horário comercial. Informações e contato com o autor podem ser através do e-mail [email protected]. Acompanhe a página do livro no Facebook: www.facebook.com/LivroOsPopulares.