Como o golpe do chocolate e do boleto falso estão enganando consumidores
Como identificar e evitar ser vítima de fraudes cada vez mais comuns no mercado
Uma nova onda de golpes tem despertado a atenção do Procon. Entre eles, os chamados golpes do “chocolate” e do “boleto falso” têm feito muitas vítimas.
A tática, embora simples, tem se mostrado eficaz. Um desconhecido entra em contato com o consumidor, seja via telefone ou redes sociais, informando sobre um “presente” ou “brinde” oferecido por uma loja, seja em virtude de uma data comemorativa ou como estratégia publicitária.
Golpe do chocolate
Ao fornecer seu endereço esperando o tal brinde, o consumidor é surpreendido. Um entregador aparece, mas informa que o brinde é, na verdade, pago. Aqui reside o perigo: ao optar pelo pagamento, os valores informados sofrem alterações. Uma simples taxa que parecia custar menos de R$ 10,00 pode se transformar em um dano financeiro de até R$ 7 mil.
A recomendação é clara: ao receber essa ligação, recuse o “presente”. E se a dúvida persistir, dirija-se diretamente à loja e confirme a veracidade da promoção.
Golpe do boleto falso
Além desses golpes, o envio de boletos fraudulentos também tem sido uma prática comum. Ao receber ou solicitar um boleto, seja via telefone, e-mail ou mensagem, é fundamental verificar se quem emite o documento é, de fato, a empresa ou indivíduo com o qual se fez a negociação.
Antes de confirmar o pagamento, sempre cheque os dados de quem irá receber os valores. Uma ótima ferramenta é a pesquisa pelo CNPJ da empresa no site da Receita Federal. Caso persista a dúvida, no entanto, entre em contato direto com a empresa por meio de seus canais oficiais.
No momento de efetuar o pagamento, seja no banco ou em casas lotéricas, peça ajuda ao atendente para garantir que todos os dados do boleto estejam corretos.
Procon a postos para orientar
Caso necessite de orientações ou tenha suspeitas, o Procon está à disposição. Ligue para o número 151, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Por este canal, é possível também descobrir qual é o Procon mais próximo de sua residência.
Ao lidar com propostas que pareçam tentadoras ou com práticas que fujam do convencional, portanto, é sempre melhor prevenir do que remediar. Mantenha-se informado e proteja-se contra golpes.