23 de novembro de 2024

Projeto de Limeira celebra o trabalho de coletores de lixo pela arte infantil

Desenhos dos filhos de coletores de lixo tornam-se nova identidade visual para caminhões de coleta, em iniciativa que humaniza e valoriza esses profissionais


Por Redacao 019 Agora Publicado 21/06/2023
Ouvir: 00:00
Projeto de Limeira celebra o trabalho de coletores de lixo pela arte infantil
Projeto de Limeira celebra o trabalho de coletores de lixo pela arte infantil

Limeira tem agora uma nova forma de expressão artística em suas ruas. Através de um projeto proposto pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a aparência dos caminhões de coleta de lixo da cidade ganhou uma renovação com desenhos criados pelos filhos dos coletores.

Trabalho dos coletos de lixo pela arte infantil de seus filhos

Isabela Giacon, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos e engenheira ambiental, foi a mente criativa por trás do projeto. Ela idealizou um concurso de desenho direcionado especificamente para os filhos dos colaboradores do consórcio NP Limeira, a empresa contratada pela cidade para gerenciar os serviços de coleta, transporte e tratamento de lixo.

“O objetivo era despertar nas crianças um sentimento de valorização e importância do trabalho de seus pais”, explica Isabela. Ela ressalta que esses profissionais muitas vezes exercem uma atividade “invisível” na sociedade, apesar de sua importância vital.

A arte infantil em foco: valorizando o trabalho dos pais

A resposta ao projeto foi entusiasta, com a participação de 38 crianças. Seus desenhos deram uma perspectiva única e pessoal do trabalho realizado por seus pais, transformando-se em vibrantes grafites que agora adornam os caminhões de coleta. Todo o serviço de pintura foi custeado pela NP Limeira.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, comemora a iniciativa: “Isso foi muito positivo e também destaca uma consciência ambiental”.

Concurso de Desenhos: reconhecimento e prêmios

Na quarta-feira (21), o concurso teve seu encerramento. No entanto, o foco não estava em eleger um vencedor. “O objetivo não era julgar um trabalho em detrimento de outro, mas sim encorajar as crianças a participar do projeto”, esclarece Isabela.

Como reconhecimento, a empresa NP Limeira sorteou cinco tablets entre os jovens artistas. O prefeito Mario Botion, Dagoberto e Isabela estiveram presentes no evento, que aconteceu na garagem da empresa, coincidindo com o fim de um dos turnos de trabalho.

Além dos tablets, a empresa também entregará um quadro com a réplica do desenho aos pais dos participantes. O prefeito Mario Botion ressalta: “Foi uma ideia maravilhosa que homenageia trabalhadores do serviço público que têm grande aprovação em nosso governo”.