23 de novembro de 2024

Piracicaba expande formação de professores de Educação Infantil com sistema Poliedro

Capacitação do sistema de ensino Poliedro chega a mais de 1.300 docentes que atuam com crianças de 0 a 3 anos


Por Redacao 019 Agora Publicado 19/04/2023
Ouvir: 00:00
Piracicaba expande formação de professores de Educação Infantil com sistema Poliedro
Nesta etapa, outros 1.313 professores receberão a capacitação do novo sistema de ensino da Rede Municipal de Educação de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), anunciou a expansão do programa de capacitação do sistema de ensino Poliedro para 1.313 professores da Educação Infantil, atendendo crianças de 0 a 3 anos. Com a ampliação, mais de 3.000 profissionais serão capacitados, abrangendo a educação infantil e fundamental na Rede Municipal.

O sistema Poliedro, adotado também em escolas particulares, atende às necessidades de aprendizado de cada turma e às habilidades presentes no currículo municipal e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, oferece materiais e ferramentas de apoio para auxiliar os professores no planejamento dos conteúdos programáticos.

Poliedro e o impacto na prática pedagógica

De acordo com a coordenadora da Escola Municipal Alberto Thomazi, Patrícia Fernanda da Silva, os materiais didáticos do Poliedro, bem como outros investimentos da SME. Como, por exemplo, a aquisição de laptops educacionais, contribuirão para o crescimento da qualidade da educação a longo prazo.

Professora Patrícia Penteado Alves, do 1º ano da mesma escola, também demonstra entusiasmo para trabalhar com o material em sala de aula.

Adoção do sistema unificado

A implementação de um sistema de ensino unificado era uma demanda recorrente da Educação Municipal, evidenciada em encontros do Escuta da Rede, realizados em 2022. Nos encontros, os professores alertaram sobre a quantidade excessiva de materiais disponíveis para adoção nas salas de aula.

A recente mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação reforçou a importância da alfabetização plena e da capacitação gradual para leitura ao longo da Educação Básica. Essa mudança endossa a adoção do sistema de ensino Poliedro.

O secretário Bruno Roza conclui que o sistema Poliedro complementa a realidade pulsante e viva da Rede Municipal de Educação. Proporcionando, assim, o mesmo padrão de qualidade das melhores escolas particulares da região.