Itirapina completa 88 anos
Prefeita Dona Graça faz uma avaliação dos avanços do município, fala das principais obras e adianta projetos futuros
Com estimados 18.610 habitantes, Itirapina completa 88 anos neste sábado (25) com vários avanços para comemorar.
São melhorias no setor de saúde, da educação, infraestrutura urbana e rural e nos serviços, cuja festejada conquista foi a unidade do Poupatempo, inaugurada no início deste ano, que facilitou a vida dos cidadãos bem como de moradores da região. Os investimentos refletem, portanto, diretamente na qualidade de vida de seus moradores.
CONQUISTAS
A lista dessas ações inclui, por exemplo, o Corujão da Saúde, com atendimentos médicos em horário ampliado, até a noite; e visita de médico e dentista a sítios e fazendas para atender a população da zona rural.
Na educação, reformou e ampliou creches, e está construindo uma nova, assim como uma nova escola; aumentou número de linhas de transporte de alunos da zona rural, com ônibus equipado com plataforma para entrada de deficientes e investiu em material pedagógico e na formação de todos os profissionais, enumera a prefeita Maria da Graça Zucchi Moraes, a Dona Graça.
A CIDADE DE ITIRAPINA
Um dos maiores municípios do Estado de São Paulo, Itirapina está bem estruturada para a manutenção de estradas rurais e pequenas obras. No ano passado, em convênio com o Governo do Estado, ampliou sua frota em 11 veículos.
Entre eles estão maquinários de grande porte e alto valor, como, por exemplo, retroescavadeira e motoniveladora. Município de Interesse Turístico (MIT), Itirapina agora conta com sinalização turística e estão em construção novos banheiros públicos, entre outras melhorias, para o Balneário Santo Antônio, o Broa. Em breve, será inaugurado o Posto de Informação Turística (PIT) no Passeio Público, que está passando por uma ampla reforma.
QUALIDADE DE VIDA
Itirapina está avançando em qualidade de vida para seus habitantes. A cidade ganhou uma pista de skate e, em breve, será entregue a piscina de água aquecida. Aproveitando o aniversário de Itirapina, Dona Graça adianta que tem muitos projetos pela frente. Um deles, por exemplo, é na área de habitação. “Queremos oferecer moradia para baixa renda, pois temos defasagem de casas”, afirma. Confira entrevista com a prefeita.
ENTREVISTA COM A PREFEITA DE ITIRAPINA, DONA GRAÇA
Como o Poupatempo, que hoje é um orgulho da cidade, ajuda a população?
Na verdade, ninguém acreditava que Itirapina poderia ter um Poupatempo, porque normalmente é um serviço para municípios com mais de 20 mil habitantes, número que ainda não atingimos. E o Poupatempo resolveu a vida de muita gente porque reúne serviços tão importantes para o cidadão, seja pessoa física ou jurídica. A população, antes, precisava viajar até São Carlos ou Rio Claro para tirar um simples RG e resolver pendências de documentação. E hoje, isso se faz aqui. Inclusive recebemos moradores de cidades menores da região para resolver suas pendências.
Na área da saúde, quais os principais avanços?
Avançamos bastante, mas em saúde sempre se tem muito a fazer porque a demanda é grande. Era preciso priorizar e nós priorizamos fazer um bom atendimento na atenção básica. Ou seja, prevenção. Para isso, ampliamos o Programa de Saúde da Família (PSF). Atualmente, estamos abrindo o terceiro PSF. E implantamos o Corujão da Saúde para, em dias agendados, atender a população à noite. Assim, quem trabalha e não conseguia ir à unidade de saúde no horário regular é atendido. Também levamos médico e dentista até os moradores da zona rural para consultas e vacinação, um serviço que não tinha. Desse modo, temos um hospital 100% municipal que atende dia e noite, sempre com dois médicos plantonistas e a equipe de enfermagem necessária.
E em educação, o que Itirapina agregou?
Temos ações em várias frentes. A entrega de uniforme escolar no início do ano letivo é uma delas. Antes, não tinha esse cronograma. Outra é ampliação no número de linhas de transporte escolar para a criança ou adolescente chegar mais rápido à escola porque nossa zona rural é muito extensa. Agora, ninguém fica mais de uma hora dentro do ônibus. Investimentos em material pedagógico para todas as escolas e capacitação para todos os profissionais da educação. E investimos nos prédios escolares. Estamos ampliando uma das creches, que terá mais quatro salas e sanitários; reformamos uma outra creche; estamos ampliando e reformando uma escola de período integral, que vai ficar muito bem estruturada, e temos uma obra de grande vulto: a construção do Cemei, que é o Centro Municipal de Educação Infantil. É um prédio grande, que está na primeira fase da obra, que é a terraplanagem, e, em seguida, vai abrigar creche e pré-escola.
A frota municipal foi ampliada e renovada de forma que está estruturada para os próximos anos?
Isso. Recebemos onze veículos. Acho que é um ganho que, nesta dimensão, nunca houve. O Governo do Estado abriu um programa de renovação de frota e nós corremos atrás e conseguimos onze veículos, incluindo máquinas pesadas e caras. Tem retroescavadeira e motoniveladora, caminhão-pipa, duas ambulâncias e duas caminhonetes 4X4, uma para a Defesa Civil e outra para segurança no campo. Também conseguimos ônibus escolar e van para transporte de deficientes.
Na cidade, o que tem sido feito para a qualidade de vida do itirapinense?
Temos obras grandes e que toda a população, um dia ou outro, usufrui. Reformamos um calçadão, que era muito antigo e estava deteriorado, e construímos outro do zero em um terreno abandonado na Vila Lemos. Agora, esse calçadão é um dos lugares mais bonitos da cidade. Entregamos uma pista de skate, antiga reivindicação da população desde que outra pista existente foi demolida. Era um compromisso meu de campanha. E investimos em iluminação tanto do novo calçadão quanto da pista de skate e isso deixou a cidade mais bonita. Estamos reformando o piso do Passeio Público e temos muitas obras em andamento.
Para o restante deste ano e 2024, o que Itirapina pode esperar?
Temos várias obras de grande serventia para a população que serão entregues ainda neste ano. E temos outras em planejamento. Mas destaco meu compromisso de ofertar casas populares. Inclusive já estamos desapropriando uma área para a construção das casas, mas é um processo complexo e demorado porque é judicial. Com a liberação do terreno, que é o primeiro passo, minha ideia é fazer parceria com projetos como, por exemplo, o Minha Casa Minha Vida ou CDHU para oferecer moradia para quem é de baixa renda. E, assim, vamos entregar, fruto de um investimento do Governo do Estado, a pavimentação da vicinal que liga Itirapina a Ubá, que é um bairro turístico e onde temos envase de água mineral.
E para fomentar o turismo, o que Itirapina está fazendo?
O desenvolvimento do turismo, por exemplo é uma luta que travamos há muito tempo. Hoje somos MIT, Município de Interesse Turístico, e, portanto, recebemos anualmente um recurso para investir no setor. É um recurso importante, mas não o suficiente. Então, o município também põe recursos próprios. E temos trabalhando na divulgação da cidade, implantamos a sinalização turística dentro da cidade e nos pontos turísticos; em breve, teremos o Posto de Atendimento ao Turista, PIT, no Passeio Público; estamos fazendo banheiros públicos no Broa, vamos calçar a avenida principal de acesso ao Broa e estamos fazemos o portal de entrada da cidade. Um portal muito bonito, que é característica de cidade turística. E, assim, fomentamos o turismo com eventos culturais e esportivos para chamar o turista a visitar Itirapina. E fazemos parte da região turística Serra do Itaqueri, que prevê ações conjuntas das cidades para fomentar o turismo.
Além das obras e melhorias em serviços para a população, também teve valorização dos servidores públicos municipais?
Sim. Conseguimos recuperar parte do poder aquisitivo dos servidores, que estava muito defasado. No ano passado, o reajuste foi de 15%, sendo que 10% de reposição da inflação de 2020 e 2021, e 5% de reajuste real. Além disso, fizemos uma reforma administrativa que nos permitiu corrigir distorções de alguns cargos cujos salários estavam muito defasados. E, desse modo, tivemos reajuste de 40% no Vale Alimentação para todos os servidores. E vamos, portanto, continuar a valorização do servidor. Para este ano, ainda estamos estudando o percentual de reajuste, mas o objetivo é recuperar o poder aquisitivo.