21 de novembro de 2024

Santa Casa de Piracicaba promove missa em ação de graças

Iniciativa celebra a vida, agradece os envolvidos na assistência e honrar a memória dos que perderam a batalha para a covid


Por Redacao 019 Agora Publicado 02/03/2023
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Santa Casa de Piracicaba promove missa em ação de graças
A missa será celebrada pelo Frei Maurício dos Anjos

Por iniciativa do Conselho Administrativo da Santa Casa de Piracicaba, Frei Maurício dos Anjos celebra missa de ação de graças a partir das 10 horas desta sexta-feira (3), no Salão de Convenções do Hospital, para celebrar a vida, agradecer os envolvidos na assistência médico-hospitalar durante a pandemia de covid-19 e honrar a memória dos que perderam a batalha para a doença.

SANTA CASA DE PIRACICABA CELEBRA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

“Registramos a primeira internação suspeita de covid-19 no nosso Hospital no dia 27 de fevereiro de 2020. Tivemos a confirmação do primeiro caso em 05 de abril de 2020”. Disse o provedor João Orlando Pavão

De acordo com ele, até novembro de 2021, quando as alas montadas para o atendimento covid-19 foram desativadas, o Hospital havia registrado em 18 meses, mais de 19 mil atendimentos. Com mais de 7 mil casos confirmados, mais de 6,7 mil recuperados e 304 vidas perdidas.

“Por isso, é uma grande honra receber Frei Maurício nesta manhã. Nossos corações e nossas almas se congratulam em reconhecimento e apreço àqueles que não se deixaram vencer pelo medo. Mas, ao contrário, foram alimentados pela necessidade de acolher e ajuda o próximo, salvando vidas enquanto a sua própria corria risco. A isso chamamos de fé, resiliência e amor ao próximo”, considerou o provedor.

BATALHA

Ele conta que, antes mesmo dos primeiros sinais da árdua batalha contra o ‘inimigo invisível’,  a Santa Casa criou novos fluxos e alterou protocolos e definiu  alas específicas para atendimento dos casos suspeitos. Criou alas de UTI e de Enfermaria para o tratamento exclusivo de pacientes positivados para a doença. Além disso, treinou e qualificou profissionais de saúde envolvidos na assistência, adquiriu  equipamentos especiais, como respiradores mecânicos, adequou estruturas físicas para assistência ambulatorial, clínica e de UTI aos pacientes.

E ainda instituiu o uso obrigatório de máscaras no ambiente hospitalar antes mesmo das normatizações da OMS e do Ministério da Saúde. Além de reforçar o uso de equipamentos de proteção individuais (EPI).

Pavão revela que a Santa Casa de Piracicaba registrou o maior número de atendimento à covid-19 em Piracicaba e região. Tendo portanto, atuação preponderante na luta de combate e controle da doença. 

“Implantamos quatro Unidades exclusivas para a assistência pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e pelo Plano Santa Casa Saúde Piracicaba, com a implantação de Ala Covid no AP2 do Hospital Santa Isabel, onde a Instituição manteve até o dia 1/11/2021, 18 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e enfermaria com 08 leitos de observação. Ala Covid na Unidade B da Santa Casa, com 20 leitos para o atendimento de casos  clínicos  leves ou  suspeitos da doença. 4 leitos pediátricos de UTI na UTI Pediátrica. E 5 leitos na enfermaria da Pediatria Menino Jesus (PMJ)”. Esclareceu o provedor.

PANDEMIA

Mesmo assim, no auge da pandemia, espaços foram readequados para atender pacientes positivados com covid e pacientes com outras enfermidades. A exemplo da Sala de Recuperação do Centro Cirúrgico, no térreo da Santa Casa. Da Sala de Atendimento do Centro de Cirurgia Plástica, no AP5 do Hospital Santa Isabel. Da Unidade B, no térreo da Santa Casa, como ala pós-covid. Do setor AP3 do Hospital Santa Isabel, que abrigou uma ala pós-covid. E da adequação da Unidade de Nefrologia, que passou por readequações para atender os  pacientes renais com covid-19.

Devido ao aumento de casos positivados e de internação de pacientes com covid-19 registrados no início de 2021, a Santa Casa investiu também na instalação de 08 equipamentos para filtragem absoluta do ar no Ambulatório Covid-19 e em pontos de maior circulação de pessoas.

Como resultado, o Hospital não precisou utilizar os 55 leitos de UTI que já mantinha antes da pandemia em suas duas UTIs Adulto, UTI Cardiológica, UTI Neonatal e UTIs Pediátricas. Reduziu a realização de cirurgias eletivas, com manutenção dos  atendimentos infantis, neurológicos e oncológicos. Bem como serviços de alta complexidade; imunizou a comunidade hospitalar com quatro doses contra a covid-19 garantindo à Santa Casa o registro de um dos menores índices de letalidade pelo novo coronavírus na região.

ESTRUTURA

Associada à estrutura física e tecnológica, os profissionais linha de frente receberam também respaldo psicológico dentro da UTI-Covid-19, bem como o apoio de centenas de empresas, que se mobilizaram e fizeram a doação de luvas descartáveis, máscaras cirúrgicas e avental descartável, entre outros produtos direcionados à assistência covid, além de bolos, lanches, doces e pizzas.

Além disso, a música também tomou conta do hospital e dezenas de voluntários estiveram em frente à Santa Casa e ao Santa Isabel para cantar e levar esperança aos internados. “A eles, todo nosso apreço e gratidão”, disse o provedor.

CAMPANHAS

As ações e apoio externos foram complementados internamente com a atuação da CIH- Comissão Interna de Humanização, que desenvolveu diversas ações. Como a campanha “Longe hoje, juntos amanhã”, em que os familiares dos profissionais linha de frente mandavam vídeos com mensagens de apoio pelos atos de bravura dos funcionários. E a campanha  “Sou Linha de Frente, Sou Santa Casa de Piracicaba”, em que mostrou o rosto de cada profissional e uma frase escrita por eles.

Em complemento a essa estrutura diferenciada, a Santa Casa Saúde Piracicaba, plano de saúde da Santa Casa, implantou o Ambulatório Médico Covid. Com atendimento personalizado aos beneficiários; implantou canal exclusivo para que beneficiários com sintomas da doença pudessem falar com um médico para orientações. Bem como implantou pager de atendimento que acendia e apitava quando acionado pela central. Permitindo que o usuário aguardasse atendimento dentro do carro, na sala de espera ou nos bancos e jardins do Hospital. E também desenvolveu plataformas digitais e implantou canais de auto-atendimento pelo WhatsApp e Aplicativo Santa Casa Saúde, de forma, portanto, a evitar o atendimento presencial.

TELEMONITORAMENTO


Por fim, o Plano também implantou o telemonitoramento para orientações a pacientes acima de 60 anos e promoveu o monitoramento dos pacientes positivos, inclusive aos finais de semana. Realizou testes rápidos em empresas conveniadas mediante solicitação. Promoveu acompanhamento domiciliar para pacientes em reabilitação de covid-19 após internação; realizou atendimento de fisioterapia para fortalecimento muscular e respiratório. Tendo promovido, ainda, atendimento domiciliar a pacientes com sequelas da covid-19 após internação por longo período na região de Tietê, Laranjal Paulista e Cerquilho.