23 de novembro de 2024

Fumdeca 2019: pessoas físicas e jurídicas podem destinar até último dia de expediente bancário de 2019

Entenda como é feita a destinação do IR


Por Redacao 019 Agora Publicado 29/11/2019
Ouvir: 00:00
Crédito: Prefeitura de Piracicaba

Pessoas físicas e jurídicas que queriam destinar parte do imposto de renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca) podem fazer até o último dia de expediente bancário de 2019 para financiar projetos selecionados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Piracicaba para serem desenvolvidos no ano de 2020.

As formas de fazer, os mitos envolvidos na destinação e outras dúvidas referentes foram dirimidas ontem durante o lançamento da Campanha Fumdeca 2019, realizado no Sindicato dos Contabilistas e Região (Sincop), que contou com a palestra “Prática no recolhimento das destinações de imposto de renda”, ministrada pelos delegados da Receita Federal Vitório de Jesus L. Brunheroto e Antonio José Furlan. No ato também foi lançado o folder informativo convidando as pessoas a fazerem a diferença neste Natal destinando os recursos para o Fundo.

Durante a solenidade de lançamento, a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba, Eliete Nunes, exortou a participação da população de Piracicaba nesta destinação. “Tivemos apenas cerca de 500 pessoas físicas e 25 pessoas jurídicas que fizeram esta destinação, o que gerou cerca de R$ 2 milhões em recursos que ajudam mudar o destino de crianças e adolescentes. Mas nosso potencial só em pessoas físicas que optam pelo modelo completo é de 33 mil pessoas, o que geraria algo em torno de R$ 17 milhões investidos na proteção e no futuro de crianças e adolescentes e estamos aqui para convidá-los a dar as mãos nesta meta de aumentar as destinações”.

Luiz Ângelo Sabbadin, diretor do Sincop, lembrou que o Sindicato é um grande parceiro do Fundo na sensibilização para que seus associados indiquem a destinação ao Fundo para seus clientes. Sabbadin também anunciou a criança pelo Sincop do Selo Amigo da Criança para os profissionais que se empenharem nesta destinação.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Roger Carneiro, era só agradecimentos. “Quero agradecer, agradecer, agradecer aos parceiros nesta sensibilização da sociedade civil para destinação do imposto aos projetos. Esta união de diferentes secretarias e entidades diversas é uma corrente do bem em prol de crianças e adolescentes do município de Piracicaba.”

A lista de projetos autorizados para captação estão disponíveis na resolução 40/2019 do CMDCA (veja aqui), que foi publicada no Diário Oficial do Município de Piracicaba de 25 de novembro. A descrição sucinta dos projetos aptos também está disponível no sítio do Fumdeca, na aba Projetos Financiados. Além dos projetos, outras informações relativas ao Fumdeca estão disponíveis em www.fumdeca.org.br.

Para destinar o imposto de renda, as pessoas físicas, que fazem o imposto de renda no modelo completo, podem destinar 6% do imposto devido. Já as pessoas jurídicas optantes pelo lucro real, podem destinar até 1%. A destinação deve ser feita até o último dia de expediente bancário de 2019.

A campanha tem realização do CMDCA e apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Trabalho e Renda (Semtre), Governo e Desenvolvimento Econômico, Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Câmara do s Dirigentes Lojistas (CDL),Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Sindicato das Indústrias Metalmecanicas de Piracicaba e Região (Simespi),Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região (Sincop), Receita Federal e Rotary Club.