Santa Casa de Limeira alerta sobre golpe por telefone a famílias de pacientes
O pedido de dinheiro feito é na modalidade PIX. Uma das vítimas perdeu quase R$ 5 mil para um golpista que se passou por "Dr. Diego" cobrando por procedimentos que supostamente não eram cobertos pelo SUS.
A Santa Casa de Limeira reforça à população a necessidade de alerta sobre cobranças indevidas que estão sendo feitas utilizando-se do nome da instituição. Trata-se de golpe que já registrou uma vítima.
GOLPISTA “DR BRUNO” E “DR DIEGO” PEDIRAM DINHEIRO POR TELEFONE E TRANSFERÊNCIAS POR PIX PARA A SANTA CASA
O homem faz contato telefônico e se identifica como “Dr. Bruno da Santa Casa”. Ele solicita dinheiro para realização de exames em parentes internados, com a alegação de que o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre o referido procedimento. Em outras mensagens, a informação está relacionada a cirurgias.
Uma acompanhante de paciente recebeu ligação do mesmo “Dr. Bruno”, alegando que precisava fazer um exame de imagem no valor de R$ 4 mil. Informou que, em 2 dias, o SUS faria a restituição do dinheiro. Assim que a pessoa informou não ter o dinheiro, a ligação foi encerrada.
O pedido de dinheiro feito é na modalidade PIX, sistema de pagamentos instantâneos. No caso em que houve vítima, o valor solicitado ilegalmente foi de R$ 4.980 e o homem se identificou como “Dr. Diego”.
SANTA CASA IDENTIFICOU GOLPES EM FAMILIARES E PACIENTES QUE PASSARAM PELA UTI DE ADULTOS E OUTRAS ÁREAS DO HOSPITAL
A Santa Casa identificou que os valores foram solicitados a familiares e pacientes que passaram pela UTI de adultos e outros setores do hospital.
A instituição reitera que não faz nenhum tipo de cobrança indevida. A Lei Federal 8.080/90 proíbe qualquer cobrança adicional, seja total ou parcial, de pacientes que forem se submeter a atendimentos/procedimentos pelo SUS.
SANTA CASA ALERTA SOBRE GOLPES
Em caso de recebimento de ligações com este conteúdo, a Santa Casa pede às famílias que não façam qualquer tipo de operação de transferência de dinheiro. Em seguida, havendo dúvidas, deve-se fazer contato diretamente com o Serviço Social da Santa Casa.
A instituição já orientou pacientes e familiares sobre como proceder em relação ao cancelamento de operações bancárias eventualmente realizadas. É importante, portanto, que a vítima registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima de sua residência e comunique o hospital imediatamente.
Por fim, a instituição providencia o registro de boletim de ocorrência e estuda medidas jurídicas cabíveis.