23 de dezembro de 2024

Pesquisador de Limeira é convidado para colaborar em publicação de Universidade Alemã

A Universidade de Gottingen, na Alemanha, está preparando um livro sobre a imigração de europeus ao Brasil – e o pesquisador e escritor limeirense, José Eduardo Heflinger Jr., autor de vinte e seis livros, foi convidado para preparar um capítulo do volume


Por Redacao 019 Agora Publicado 29/10/2019
Ouvir: 00:00
Na foto, Heflinger Jr. no Arquivo de Berna, capital da Suíça, em 2009, em uma de suas viagens de pesquisas

A Universidade de Gottingen, na Alemanha, está preparando um livro sobre a imigração de europeus ao Brasil – e o pesquisador e escritor limeirense, José Eduardo Heflinger Jr., autor de vinte e seis livros, foi convidado para preparar um capítulo do volume.

“O convite partiu de Bruno Witzel, pesquisador da Gottingen Universitat”, conta Heflinger Jr. “Eu e Bruno estivemos juntos em um evento sobre os 200 anos da Fazenda Ibicaba e ele conheceu e reconheceu a importância do meu trabalho”.

O capítulo que estará a cargo do pesquisador limeirense deve tratar das revoltas de colonos em algumas das colônias no Brasil em decorrência da falência da empresa Vergueiro & Cia, do senador Vergueiro, proprietário da Fazenda Ibicaba. Segundo os organizadores do livro, Leonardo Gardenal e Bruno Witzel, o volume vai ser uma coleção de apresentações de temas relacionados à vinda de europeus para o Brasil, especialmente no final do século XIX. “Tenho grande admiração pelo trabalho de José Eduardo Heflinger Jr; foi o trabalho dele que me motivou a seguir carreira acadêmica na Alemanha, há dez anos atrás!”, conta Bruno Witzel. “Por isso, é uma honra tê-lo no volume que estamos organizando”, diz ele.

“Foi uma honra ter sido convidado!”, complementa Heflinger Jr, que diz ainda que pretende elaborar um capítulo colocando a revolta dos colonos sob a perspectiva da Ibicaba, até a compra da fazenda pela família Levy.

Heflinger Jr. lançou recentemente o livro “Retratos de Limeira”, que reúne mais de 200 imagens históricas da cidade de Limeira, de forma a contar a história da cidade. Por ser fruto da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Pronac 184271, em ação administrada pelo Ministério da Cidadania com patrocínio da Cirúrgica Fernandes Ltda. e da Usina Santa Lúcia, o luxuoso exemplar, de capa dura e acabamento fino, pode ser vendido pelo módico valor de R$ 50,00. O livro pode ser adquirido pelos telefones (19) 3034-0115 e (19) 99643-2855; pelo e-mail [email protected] ou na banca de jornais e revistas IV Centenário, na Praça Toledo de Barros, em Limeira.