09 de abril de 2025

Deputada Mariana Helou quer incluir a Semana do Brincar no calendário oficial do estado de São Paulo

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa criada pela organização ‘Aliança pela Infância’, um movimento internacional por uma infância digna e saudável, que ocorre no mês de maio - na semana do dia 28, Dia Mundial do Brincar


Por Redacao 019 Agora Publicado 16/10/2019
Ouvir: 03:13
PUBLICIDADE
Deputada Estadual Marina Helou (REDE-SP)
Deputada Estadual Marina Helou (REDE-SP)

A deputada estadual Marina Helou, da Rede Sustentabilidade, protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de lei (n° 1168/2019) que institui a Semana Estadual do Brincar

A primeira infância é um dos pilares do mandato da parlamentar que também é autora do projeto que cria a Política Estadual pela Primeira Infância (PL 1027/2019). “Brincar é um direito das crianças garantido por lei. Ainda assim, muitas têm esse direito negado e sua infância interrompida pelo trabalho, pela violência ou pela exploração”, argumenta a deputada. 

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa criada pela organização ‘Aliança pela Infância’, um movimento internacional por uma infância digna e saudável, que ocorre no mês de maio – na semana do dia 28, Dia Mundial do Brincar. Segundo a entidade, a adoção da iniciativa como política pública é positiva, pois funciona como um incentivo a mais para a promoção de atividades e ações no período.

No estado de São Paulo, 15 cidades já têm o evento em seus calendários oficiais: Guarulhos, Botucatu, Araçatuba, Santos, Holambra, Guarujá, Presidente Prudente, Piracicaba, Ribeirão Preto, Limeira, Guaratinguetá, Cubatão, Peruíbe, São Paulo e Itobi. “Aprovar o projeto na Alesp é abrir caminhos para que a semana ocorra nos 645 municípios de SP”, justifica Marina. “Sem contar que traz o debate para dentro do legislativo o que também é muito importante. Brincando a gente também constrói um futuro melhor”, completa.

O PL da Semana do Brincar (1168/2019) foi publicado no Diário Oficial do Legislativo Paulista no dia 16 de outubro e tramitará pela Alesp passando pelas comissões e pelo plenário. A partir da aprovação da lei e da inclusão no calendário oficial, secretarias (estaduais e municipais) terão maior legitimidade para aderir ao evento. E os cidadãos também terão maior condição de demandar do poder público a realização das atividades.

PUBLICIDADE

SOBRE A MARINA HELOU

Deputada Estadual em São Paulo pela Rede Sustentabilidade, Marina tem 32 anos, é mulher, mãe e entusiasta da política baseada em evidências, no diálogo e na construção de pontes. Em seu primeiro mandato, Marina já ocupa posições relevantes na Alesp, como a vice-presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Além disso, a parlamentar preside três Frentes Parlamentares: Pela Primeira Infância; Ambientalista em defesa das Águas e do Saneamento e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

PUBLICIDADE