27 de novembro de 2024

ClickTube é lançado oficialmente em São Paulo

A mais nova plataforma da web traz jornalistas, artistas e personalidades que estão migrando conteúdo da TV para a internet


Por Redacao 019 Agora Publicado 18/09/2019
Ouvir: 00:00

Foi uma festa em que a união e a alegria de reencontros prevaleceu. Parceiros profissionais em outras mídias estiveram juntos mais uma vez, agora para celebrar um novo modelo de comunicação na web. “O clickTube chegou para ficar e os formatos de produção dos canais agregam conteúdo relevante a esse universo tão maravilhoso e diversificado que é a web”, afirmou Patrícia Limeira, uma das sócias do projeto.

O evento recebeu alguns nomes consagrados na história do jornalismo de TV, como Marcos Hummel, da Record, Luis Ernesto Lacombe, da Band, Mauro Tagliaferri, Rede TV e Kiria Meurer, TV Globo.

Eles se juntaram a outros profissionais que já migraram conteúdo da TV para web e produzem canais para o ClickTube como Alinne Prado, Simone Soares, Mariana Kotscho, Cristina Maia, Ana Luiza Real, entre outros.

Uma nova etapa da comunicação digital

A chegada do ClickTube ao mercado da comunicação digital traz inovação e modernidade, tanto na forma de produzir conteúdo quanto na comercialização dos canais de Youtube agregados à plataforma – que reúne jornalistas, artistas e personalidades que estão fazendo a migração da TV para a web. No ClickTube estão alguns dos nomes que marcaram a história recente da TV Brasileira como os apresentadores Cris Dias, Cristina Maia, Luciana Ávila, Ricardo Lessa e Guto Abranches. Além de jornalistas consagrados em outras mídias como Ricardo Kotscho, Ricardo Carvalho e Cris Padiglione.

Há também aqueles profissionais que conciliam a atuação na mídia tradicional com os investimentos em novas mídias, como é o caso de Claudia Tenório, que comanda um programa de sucesso na Rede Vida. A diversidade e abrangência dos temas chama a atenção no conteúdo do ClickTube, com canais falando da causa das mulheres (Mari Mulher, com Mariana Kotscho); dos negros (Na Cacholla, com Alinne Prado) e de sustentabilidade (Causa justa, com Luíza Sarmento). A utilidade é outra marca da plataforma e aparece em canais como Casa em Verso e Prosa (Cristina Maia); Life Stylle (Silvia Lourenço) e Vai Aninha! (Ana Luíza Real).  

No entretenimento, a atriz Thânia Kalill fala sobre comportamento e vida em família. O cantor Jair de Oliveira traz  muita música e diversão para a plataforma. 14 canais são produzidos por conteudistas que vivem fora do Brasil. Eles relatam histórias de brasileiros que vivem no exterior e contam curiosidades sobre os lugares onde moram. Renata Cordeiro mostra as belezas de Portugal, Vandrey Pereira traz as notícias de Orlando e Eliseu Caetano destaca a vida dos brasileiros em Boston e arredores, no canal Por aí. Ao todo, o ClickTube estará em cidades de oito países.

“Todos esses profissionais abraçaram com entusiasmo a ideia da plataforma e usam toda a sua competência e credibilidade para produzir a melhor informação para o público. O ClickTube não quer ser apenas um canal de TV na web. Mas um canal com linguagem de web produzido por profissionais que construíram suas carreiras na TV e agora encaram esse novo desafio”, comenta Paulo Roberto Amaral, com mais de 30 anos de carreira na TV Globo e um dos idealizadores do projeto.      

Tudo no Clicktube é cooperativo. Cada profissional entra com sua expertise e ajuda a criar um novo modelo de negócio na comunicação. Produtoras de vídeo que surgiram para atender às demandas dos canais de TV por assinatura, agora abrem espaço para a produção de canais do Youtube. Agências de comunicação se juntam ao projeto para divulgar os canais e promover ações que garantam visibilidade da marca. “Nós queremos ser reconhecidos como uma plataforma que fomenta negócios de comunicação e temos um cast de produtores de conteúdo em que os investidores podem confiar”, explica Patricia Limeira, diretora da AGEIMAGEM, sócia do projeto.

Na festa oficial de lançamento realizada na noite do dia 16 de setembro, na unidade da Vila Olímpia, da Casa Bisutti, os profissionais que montaram canais no Youtube e agregaram seus conteúdos à plataforma digital,  tiveram a oportunidade de se comunicar diretamente com os mais importantes nomes dos mercados publicitário e corporativo.  

“O ClickTube tem tudo para se tornar uma referência no universo digital porque prioriza a informação de qualidade e de interesse público, mas com uma linguagem de web, feita para o público que quer consumir essa informação e está carente de referências no YouTube”, acredita Vagner Cunha, diretor da MediaMegas, grupo que sempre atuou no segmento de Mídia OOH (Out Of Home) e agora se associa ao projeto de produção digital.  

 “São áreas que vêm conquistando cada vez mais espaços dentro do mercado. Só no ano passado esses dois meios registraram um crescimento da participação nas verbas publicitárias de 17%, no digital, e 10%, na Media Out Of Home”, acrescenta Bruno Folegatti, MediaMegas/ClickTube.  

Através das plataformas de OOH do grupo MediaMegas, o conteúdo ClickTube será apresentado para públicos diversos, sendo a base de informação de suas telas. O conteúdo para as plataformas de OOH será concebido de forma personalizada para cada local e público. Inicialmente será distribuído para as 10 principais capitais do país e o interior de São Paulo. Além disso, o tráfego para o portal será impulsionado através do sistema de Wi-Fi grátis nos terminais de ônibus paulistanos – por lá circulam 56 milhões de passageiros/mês e quem acessar o sistema de Wi-Fi será levado automaticamente para a home do ClickTube, com todo o seu conteúdo qualificado e certificado.  

“A integração entre o conteúdo digital e as telas de OOH trará ainda mais alcance ao ClickTube. Ao levar um formato novo para o público que se desloca, que efetiva transações bancárias e que realiza suas compras diariamente, a MediaMegas trará uma novo significado ao marketing de influência – e uma grande oportunidade para as marcas se relacionarem com públicos específicos – desde os mais qualificados, que frequentam os Aeroportos e Salas VIP da aviação executiva até os mais populares, no Transporte Público. O conteúdo produzido no ClickTube irá impactar não só o streaming, mas também agregar conteúdo e valor às empresas que se associarem ao projeto.” afirma Flávio Polay, da MediaMegas/ClickTube.  

A festa de lançamento do ClickTube contou com a maioria dos produtores de conteúdo da plataforma, inclusive com aqueles que vivem em outros estados e até no exterior. A união desses profissionais em torno do desenvolvimento da plataforma foi um ponto de destaque do evento, mantendo a mesma unidade demonstrada em todas as etapas do projeto.

Quem dá toda a orientação necessária para que os conteúdos se adequem às peculiaridades da internet é Oswaldo Braz, um dos idealizadores do ClickTube e que já tem um produto de sucesso na web: o BobZoom – hoje uma das principais marcas infantis nacionais, com mais de 100 milhões de views/mês no Youtube e está presente em outras plataformas de vídeo, em mais de 200 países. “Há algumas rotinas que são próprias do Youtube e  que se diferenciam do que a maioria estava acostumada. Nem toda regra que vigora na TV vale para o Youtube e esses detalhes a gente vai ajustando, tirando dúvidas e fazendo com que todos os canais estejam na mesma conexão”.

Sobre o ClickTube

 É uma TV digital agregadora de canais do YouTube, reunindo em uma plataforma online gratuita, conteúdos criados e produzidos por artistas, jornalistas e personalidades de várias áreas, que já possuem seus canais on-line.  

O ClickTube quer ser uma referência na produção de conteúdo no YouTube com seus canais voltados para um público que busca informação de qualidade, relevante e responsável.

Instagram: @ClickTubeBrasil

Facebook: ClickTube

www.clicktube.com.br