Outubro Rosa: Vera Cruz Hospital realiza ação de conscientização em jogo de basquete
Jogadoras do Vera Cruz Basquete irão usar uniformes cor-de-rosa e entrarão em campo com uma faixa da campanha de combate ao câncer de mama
O Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, por mais um ano, terá um trabalho todo especial de conscientização feito pelo Vera Cruz Hospital. A instituição, dentre diversas ações, irá utilizar o time de basquete para incentivar a população a realizar os exames preventivos para detectar a doença precocemente. Nesta sexta-feira (1), o Vera Cruz Basquete, que enfrenta o Ituano, às 19h30, pela quinta rodada do Campeonato Paulista Feminino da modalidade, entrará em quadra com uniforme especial na cor rosa e com uma faixa que destaca a importância do autocuidado para manter a saúde em dia.
De acordo com Paulo Eduardo Pizão, coordenador do Vera Cruz Oncologia, toda e qualquer ação é válida para dar ainda mais relevância à esta imprescindível campanha, haja vista os números sobre a patologia no país. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2020 e 2022, devem ser diagnosticados mais de 198,8 mil novos casos em mulheres no Brasil. Uma média de quase 66,3 mil por ano (61 diagnósticos a cada 100 mil mulheres).
“As ações que serão realizadas ao longo do mês de outubro contribuem para mostrar à população a importância da esperança e da vida sob qualquer circunstância. O câncer é uma doença que tem cura, e é preciso seguir em frente”, afirma.
Para Karla Costa, presidente do Vera Cruz Basquete, as iniciativas que ajudam na conscientização da doença são indispensáveis. “Quando nos foi apresentada essa possibilidade, topamos na hora. É fundamental falar sobre o assunto e levar esse tipo de informação para as pessoas. Ficamos muito felizes de poder colaborar de alguma forma”, disse.
O jogo não terá presença do público em razão dos protocolos sanitários oriundos da pandemia de Covid-19, mas poderá ser visto pelo canal GCS Sports no YouTube.
Sobre o Vera Cruz Hospital
Em 77 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 154 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio-x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase quatro anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 34 anos, o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. O Hospital é aprovado pela Organização Nacional de Acreditação em Nível de Excelência e em abril conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da COVID-19.