21 de novembro de 2024

Limeira passa a integrar oficialmente a Região Metropolitana de Piracicaba

O prefeito Mario Botion ressalta que a união das cidades reforça a busca de interesses comuns para o crescimento da região junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal


Por Redacao 019 Agora Publicado 24/08/2021 Atualizado 12/01/2022
Ouvir: 00:00

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na última quarta-feira (18) o Projeto de Lei que cria a Região Metropolitana de Piracicaba, formada por 24 municípios, incluindo Limeira. A sanção do projeto de lei acontece nesta terça-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A vice-prefeita Erika Tank representa o prefeito Mario Botion na solenidade.

“Nós tínhamos o Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, e agora o Projeto de Lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador João Dória, o qual traz em definitivo a criação da Região Metropolitana de Piracicaba. São 24 municípios que têm afinidades, que têm demandas em comum e desafios em vários segmentos das ações dos serviços públicos da região”, analisou o prefeito.

Além de Limeira, que é a segunda maior cidade desta região, a região metropolitana contará com os municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro. Com exceção de Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, os demais já faziam parte da aglomeração urbana de Piracicaba (AU-Piracicaba), que deixará de existir com a vigência da nova proposição.

Erika enaltece a criação da Região Metropolitana de Piracicaba. “Ganhamos uma força política, além dos benefícios que uma região metropolitana traz para todas as cidades. Agora, mudam o peso político e a força tanto para os prefeitos como para o legislativo dessas cidades. Após um período de luta muito grande fomos reconhecidos como região metropolitana”, comenta ela.

O chefe do Executivo participou da audiência pública que tratou da criação da região metropolitana de Piracicaba, no dia 8 de maio deste ano, em Piracicaba. De acordo com a proposta, a região de Piracicaba terá um Comitê Executivo, e um conselho de desenvolvimento, formado por prefeitos, sociedade civil e representantes do Estado, para a aprovação de metas e prioridades; acompanhamento de obras e empreendimentos; e análise de projetos e demais questões de interesse regional.

Para Botion, trata-se de momento importante na medida em que a nossa região é bastante forte, sob todos os aspectos. “Isso é importante para que essas discussões e demandas, que são similares, possamos achar soluções e potencializar as alternativas a todos que participam da Região Metropolitana. Evidentemente que cada município tem a sua questão, mas vários assuntos serão tratados de maneira conjunta”, disse o prefeito.

O prefeito lembra que o agrupamento de interesses comuns faz com que as decisões tomadas e a busca de soluções, principalmente junto ao Estado, e ao próprio governo federal, e de ações conjuntas daquilo que se demanda no mesmo segmento potencializa a força. “Então, a Região Metropolitana de Piracicaba tem um papel e certamente trará grandes contribuições para todos os municípios, em especial Limeira”, frisou o prefeito.