Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (12), em Limeira
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e indígenas poderão procurar um dos oito pontos de vacinação da prefeitura, além de um drive thru
A Campanha de Vacinação contra a gripe começa segunda-feira (12), em Limeira. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e indígenas poderão procurar um dos oito pontos de vacinação da prefeitura, além de um drive thru. A iniciativa visa reduzir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da gripe.
A exemplo de anos anteriores, a vacinação será dividida em etapas, sendo que essa primeira segue até 16 de abril. Nesse período, a população será atendida em oito unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A novidade para este ano é que Limeira contará com um drive thru, instalado no Fórum Cível de Limeira, que funcionará nos mesmos dias, porém das 8h às 15h. O Fórum fica na Via Antônio Cruãnes Filho, s/nº. Para facilitar o acesso à campanha, haverá um Plantão de Vacinação no sábado do dia 17, das 8h às 13h, na sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Nossa Senhora das Dores 2, Nova Suíça e Cecap.
IDOSOS
De 19 de abril a 7 de maio, acontece a segunda etapa da campanha, voltada a idosos com 75 anos ou mais. Posteriormente, a Secretaria de Saúde divulgará o cronograma de vacinação dos outros grupos prioritários, são eles: idosos de 60 a 74 anos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo urbano e de longo percurso, trabalhadores portuários, integrantes das forças de segurança e salvamento, efetivo das Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.
De acordo com o secretário de Saúde, Vitor Santos, as unidades voltadas à vacinação contra a Influenza seguirão todas as medidas de prevenção à Covid-19, sendo que o uso de máscara é indispensável para o público-alvo da campanha. “Em caso de suspeita de coronavírus ou de gripe, a pessoa não deve sair de casa para tomar a vacina”, alerta. Além disso, o esquema adotado pela pasta dividiu as unidades em dois grupos, um apenas para fazer a vacinação contra a gripe e outro voltado exclusivamente às doses da Covid-19.
RECOMENDAÇÕES
O secretário esclarece, ainda, que o Ministério da Saúde (MS) não recomenda a administração simultânea das vacinas contra o coronavírus e a gripe. “A pessoa deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses”, salienta. Apesar dos desafios impostos pela pandemia, ele ressalta que a vacinação contra a gripe é uma medida extremamente importante e que os grupos prioritários devem comparecer às UBSs.
Já o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, destaca que as pessoas inseridas nos grupos prioritários que buscarem uma unidade para a vacinação contra a Influenza, e ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, devem preferencialmente ser vacinadas contra esta última doença. Ferrari ressaltou, ainda, que “a definição dos grupos prioritários segue critério de maior risco de morbimortalidade, conforme os planos Estadual e Federal da campanha de vacinação”.
SERVIÇO
Confira os locais de vacinação, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para o procedimento, é necessário apresentar RG, Carteira de Vacinação e Cartão SUS.
UBS Cecap – Av. Fausto Esteves dos Santos, s/nº
UBS Nossa Senhora das Dores 2 – Av. Vitório Bortolan, 1.080
UBS Tatu – Rua Jacob Degaspari, 71
UBS Graminha – Rua Luiz Pereira do Prado, 156
UBS Nova Limeira – Rua José Fontanin, 179
UBS Nova Suíça – Rua Vereador Samuel Berto, s/nº
UBS Morro Azul – Rua Oswaldo Bertolini, 500
UBS Novo Horizonte – Rua Nelson Ferraz da Silva, s/nº
DRIVE THRU – Fórum Cível de Limeira – Via Antônio Cruãnes Filho, s/nº (vacinação das 8h às 15h).