22 de dezembro de 2024

Limeira terá “toque de restrição”; foco será festas clandestinas

Pelo Plano São Paulo, Limeira segue na fase 2 (laranja), no período entre 5h e 23h. No período das 23h às 5h, será considerado como fase 1 (vermelha), podendo somente o funcionamento das atividades essenciais e delivery.


Por Redacao 019 Agora Publicado 25/02/2021
Ouvir: 00:00

Conforme anunciado hoje (24) pelo Governo do Estado de São Paulo, todas as cidades paulistas deverão ter restrição de circulação de pessoas entre 23h e 5h, a partir de sexta-feira (26). Em Limeira, o foco da fiscalização será o combate a aglomerações e festas clandestinas.

Pelo Plano São Paulo, Limeira segue na fase 2 (laranja), no período entre 5h e 23h. No período das 23h às 5h, será considerado como fase 1 (vermelha), podendo somente o funcionamento das atividades essenciais e delivery.

O objetivo é evitar aglomerações e, consequentemente, maior contaminação do vírus. De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos, não será necessário decreto municipal, uma vez que decretos anteriores já recepcionam as mudanças do Plano São Paulo e outras medidas do Governo Estadual, relacionadas à pandemia.

Todas as equipes de fiscalização da Prefeitura de Limeira seguirão com o trabalho que já é realizado, com foco em eventos que geram aglomeração e festas clandestinas. A Guarda Civil Municipal (GCM) também apoiará esse trabalho. Pelo Estado, a Polícia Militar e o Procon também reforçarão a fiscalização.

Importante lembrar que as restrições da fase laranja seguem impostas e devem ser seguidas rigorosamente. “As equipes de fiscalização da Prefeitura de Limeira estão empenhadas no combate às aglomerações”, reforça o prefeito Mario Botion.

As medidas do Estado valem até 14 de março. Denúncias podem ser feitas pelos canais 153 (GCM), 190 (PM) e 0800 771 3541 (Pronto-SP).

FASE LARANJA

Na fase laranja, todos os setores do comércio e de serviços estão permitidos a funcionar com atendimento presencial, com exceção de bares – no caso de bares, a atividade é permitida apenas em delivery ou drive-thru. A capacidade máxima de ocupação segue em 40%, mas o horário é reduzido a 8 horas, sempre no período entre 6h e 20h. A venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos é permitida até as 20h.

Salões de beleza, academias e centros de ginástica podem funcionar, dentro da capacidade (40%) e horário (8 horas) limites. Eventos e atividades culturais também podem acontecer, somente com público sentado, desde que respeitem as regras de horário e capacidade. Além disso, é necessário o controle de acesso aos espaços, com assentos e filas com demarcação e distanciamento mínimo.

Todas as atividades devem seguir os protocolos gerais sanitários. Outras atividades que gerem aglomeração seguem proibidas. Além dessas medidas, continua a obrigatoriedade do uso de máscara facial e o distanciamento social entre pessoas.